segunda-feira, 28 de junho de 2010

Luis Fernando autoriza obra de urbanização na praia do Meio

Prefeito também coordenou projeto Praia Legal é Praia Limpa, ação que conscientizou freqüentadores das praias do Araçagy e do Meio sobre a importância de manter estes pólos turísticos ribamarenses limpos e com os seus ecossistemas preservados.

Em solenidade realizada na manhã deste domingo (27), o prefeito Luis Fernando Silva (DEM) assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de urbanização do acesso à praia do Meio, um dos mais importantes pólos turísticos do município de São José de Ribamar. Participaram da solenidade a primeira-dama Eliana Silva, o vereador Nonato Lima (PP), que representou a Câmara Municipal de Ribamar no evento, secretários municipais, voluntários do projeto Praia Legal é Praia Limpa, além de vários freqüentadores da praia.

Também na manhã deste domingo, o prefeito coordenou a realização, nas praias do Meio e Araçagy (esta última também pertencente a São José de Ribamar), da primeira etapa do projeto Praia Legal é Praia Limpa, ação que visou conscientizar os freqüentadores sobre a importância de manter estes dois pólos turísticos ribamarenses limpos e com os seus ecossistemas preservados.

A obra de urbanização do acesso à praia do Meio, além do seu importante caráter urbanístico, transformará este local em um dos mais belos cartões postais da cidade contribuindo, desta forma, para incentivar, cada vez mais, a atividade turística no município.


Além da pavimentação e urbanização de um trecho de pista, o serviço, que será concluído no prazo de 90 dias, consiste na construção de uma bela praça ou mirante, com vista para o mar, com quiosques, área de estacionamento, playground, sistema de iluminação pública, arborização, piso e bancos em concreto e escadaria de acesso a areia. A obra está orçada em mais de R$ 750 mil e é fruto de um convênio firmado entre a administração Luis Fernando e o governo Roseana Sarney.


“Desde 2005, executamos em Ribamar políticas públicas para o desenvolvimento de um turismo limpo e sustentável. Além de oferecer mais qualidade de vida aos moradores e freqüentadores da praia do Meio, esta obra impulsionará, cada vez mais, a atividade turística no município. O projeto Praia Legal é Praia Limpa, que recebeu ótima aceitação dos freqüentadores do Araçagy e praia do Meio, também visa promover a educação ambiental com foco no incentivo ao turismo sustentável”, afirmou Luis Fernando ressaltando que, em breve, autorizará o início da obra de asfaltamento de várias ruas do bairro Araçagy. A referida obra também é fruto de um convênio entre a Prefeitura ribamarense e o governo do Estado.

Entre os freqüentadores e comerciantes das praias do Araçagy e do Meio o sentimento era de satisfação. Eles aprovaram a execução da obra de urbanização e a realização do projeto Praia Legal é Praia Limpa.

“Muitos comerciantes são os primeiros a sujar a praia. A realização deste projeto [Praia Legal é Praia Limpa] funciona como uma importante ferramenta de conscientização. Já a obra na praia do Meio vai embelezar, ainda mais, este lindo pólo turístico, sem falar na melhoria da infra-estrutura do local”, disse a presidente da Associação dos Donos de Bares do Araçagy, Deusa Carvalho.


Para o comerciante Antônio Medeiros, morador de São Luís e freqüentador assíduo das praias do Araçagy e do Meio, ao realizar o projeto e autorizar importante obra de infra-estrutura, o prefeito Luis Fernando mostra, mais uma vez, compromisso com o turismo sustentável no município. “O exemplo aqui de Ribamar deveria ser seguido pelos demais gestores do Maranhão. Não basta apenas construir. É importante construir com um objetivo definido. E promover o turismo correto é o objetivo desta obra de urbanização e do projeto Praia Legal”.


Já o turista paulista George Cione, que aproveitou o domingo para conhecer as duas praias ribamarenses, avaliou o Praia Legal é Praia Limpa e a obra de urbanização como uma combinação perfeita. “Investir na infra-estrutura dos pólos turísticos é muito importante. Mas também é fundamental conscientizar as pessoas a não sujarem as praias. Por isso, a ação da Prefeitura foi importante e muito bem sintonizada. Com certeza, surtiu um ótimo efeito”.

O que foi o Praia Legal é Praia Limpa


Idealizado pelo prefeito Luis Fernando, o projeto contou com a participação de mais de 100 voluntários que, durante toda a manhã deste domingo, realizaram, nas praias do Meio e Araçagy, trabalhos de promoção da educação ambiental com foco no desenvolvimento de políticas públicas de incentivo ao turismo sustentável.


Nas vias de acesso às duas praias, foram promovidas blitzes educativas, onde freqüentadores assíduos e turistas receberam material informativo sobre o projeto, ressaltando a importância de manter estes dois pólos turísticos limpos e com o meio ambiente preservado, além de sacolas para os carros (o conhecido lixo car).


Paralelo a este trabalho, outro grupo de voluntários, com o auxílio de agentes de limpeza e maquinário da Prefeitura (carros compactadores e caçambas), executou um mutirão da limpeza em toda a extensão das duas praias.


Em outra frente de trabalho, funcionários do setor de Vigilância Sanitária Municipal visitaram os estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) localizados nas praias, repassando aos seus proprietários orientações importantes sobre o manuseio e conservação de alimentos, por exemplo. Estes micro-empresários receberam, ainda, tonéis de plásticos novos para acomodação do lixo.


A exemplo do que acontece nos fins-de-semana, agentes de trânsito do município, com o apoio de homens da Polícia Militar, executaram o trabalho de disciplinamento do tráfego de veículos nas duas praias.

As atividades do Praia Legal é Praia Limpa também serão desenvolvidas, em breve, em outros pólos turísticos de São José de Ribamar, como as praias de Banho (na Sede do município), Panaquatira, Ponta Verde, Boa Viagem e Jussatuba. 
 
Fotos: Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário